GOVERNADOR DO PIAUÍ REPUDIA COMENTÁRIO DE LÍDER DO "CANSEI"

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), afirmou que encaminhará ao presidente Lula e ao Congresso Nacional um ofício para que o governo e o parlamento se posicionem quanto ao que considera ''um deboche'' do presidente da Phillips, Paulo Zottolo, ao Estado.

Em entrevista ao jornal ''Valor Econômico'', Zottolo disse que o Brasil não pode se transformar em um ''Piauí'', isto é, ''tanto faz como tanto fez''. Para ele, o Piauí é um estado que se sumir do mapa, ninguém vai sentir falta. ''Não se pode achar que o país é um Piauí, no sentido de tanto faz quanto tanto fez. Se o Piauí deixar de existir ninguém vai ficar chateado'', comentou.

Por ironia, o comentário foi publicado justo no dia do aniversário de Teresina, que comemora hoje, 16 de agosto, 155 anos.

Em nota, o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), afirmou que ''lamentavelmente, o presidente da Philips desconhece o Piauí.''Tenho certeza de que o capitalismo afasta o homem do ser humano. Que Deus dê a ele a oportunidade de conhecer o Piauí e os homens e mulheres que aqui vivem. Para se ter uma idéia, o Piauí tem 80% de suas florestas nativas preservadas e produz oxigênio para o Brasil e para o mundo. O Piauí, segundo estudos em andamento, tem uma das maiores bacias de gás e petróleo do país'', diz a nota.

No documento, Dias lembra ainda que ''É do Piauí a melhor escola do Brasil, eleita dois anos consecutivos pelo Enem. O Piauí tem a melhor produtividade de soja, mel e algodão do país. Por coincidência, um piauiense, José Horácio de Freitas, foi diretor financeiro da Philips. Por ele e por todos os cidadãos piauienses deveríamos ter respeito. E faço a ele o convite para vir conhecer o Piauí.''

Dias afirmou ainda que enviará ofícios a todos os governadores do Nordeste e ao de São Paulo, José Serra, para que se unam ao protesto contra as declarações de Zottolo.

Matriz preocupada

Na entrevista ao Valor, Zottolo afirma que a matriz da multinacional Holandesa Philips lhe deu carta branca para atuar junto ao movimento Cansei e que ao contrário do que algumas notas de jornais afirmam, ele não está com o emprego em risco, pelo contrário, até teria recebido uma recente promoção.

Mas um relatório reservado divulgado há poucos dias mostra que a imagem de Zottolo perante a matriz da Philips não é tão cor de rosa como ele quer fazer crer e a empresa está realmente preocupada com a adesão de um de seus executivos em movimento político tido como golpista. A informação consta na edição 3194 do Relatório Reservado, boletim eletrônico diário especializado em negócios e finanças, restrito para assinantes.

"Os dirigentes do grupo na Holanda exigiram o desligamento do nome da Philips de qualquer material ou evento alusivo à campanha" – revela o Relatório.

"A voluntariosa e desastrada postura de Zottolo resultou em considerável desgaste institucional para a companhia. A repercussão virou, inclusive, agenda diplomática. A Embaixada da Holanda no Brasil teve de entrar no circuito para desfazer o profundo mal-estar que a postura da Philips gerou junto ao Palácio do Planalto" -informa.

Ao aderir o movimento de cunho político-partidário, a companhia descumpriu uma determinação da OCDE - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - de que as multinacionais não interfiram na política local dos países em que atuam.

A CUT formalizou denúncia contra a Philips no Brasil na OCDE nesta quarta-feira (15).

A matéria do Valor onde consta os comentários preconceituosos do executivo da Philips, de autoria das jornalistas Maria Cristina Fernandes e Claudia Facchin, é intitulada ''Política - Zottolo diz que retira Philips do 'Cansei' se houver partidarização'' e foi publicada no jornal e na edição on-line do 'Valor Ecônomico' (www.valoronline.com.br), o 'Valor Online' só pode ser vista por assinantes, mas o Portal Vermelho disponibiliza a íntegra do texto.

Fonte: Portal Vermelho - PCdoB

Comentários

Anônimo disse…
Como um cidadão a frente de uma multinacional, uma pessoa que achamos esclarecida, pode dar uma declaração tão infeliz, discriminatória e profundamente ignorante. Este movimento "CANSEI" esta cansando a gente, não é a toa que a Globo colocou a frente, como vi no site UOL esta semana, a Regina Duarte, Ana Maria Braga e Ivete Sangalo, todas estas contratadas da Globo, pessoas de grande credibilidade junto aos telespectadores e simpáticas, talvez coitadas, elas não sabem no fiasco que estão se metendo......JA CANSEI DESTE CANSEI VIU .........
É lamentável que uma pessoa conhecedora de assuntos políticos e empresariais,uma pessoa instruída do ramo empresarial,que por sinal é de uma grade empresa faça uma declaração dessas, preconceituosa, discriminatória para com o povo piauiense e para com o povo brasileiro. Talvez este senhor tenha esquecido de que se o estado do Piauí se encontra em situação inferior aos demais estados não é por culpa do povo,dos cidadãos humildes e sim de pessoas instruídas como ele que talvez tenham sido irresponsáveis, faltosos e fracos com a administração daquele estado.
Talvez ainda este senhor esteja "mordido" por não ter conseguido sequer um pedacinho de um pé de jumento (como dizem por aí os preconceituosos do povo nordestino, por achar que no Piauí e em todo o Nordeste só se come bode,calango e pé de jumento) para satisfazer qualquer que tenha sido seu interesse para com aquele estado.
Eu como Piauiense repudio este ato infame.

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão