FUNDAÇÃO JOAQUIM DIAS GUIMARÃES


Os membros da Fundação Joaquim Dias Guimarães e a sociedade relembram a história de Guanambi, no 13º Abraço da Cidade, na Praça Coronel Cajaíba.


ASPECTOS HISTÓRICOS DA ENTIDADE


A Fundação Joaquim Dias Guimarães foi criada em 1994 com a finalidade de resgatar, preservar e pesquisar aspectos históricos, culturais e folclóricos da cidade de Guanambi. Joaquim Dias Guimarães doou partes de suas terras para a criação do distrito de Beija-Flor, que mais tarde veio a ser Guanambi. A entidade está instalada provisoriamente na Avenida Barão do Rio Branco, no prédio da LC Vídeo, até que se consiga sua sede definitiva. O seu museu possui um precioso acervo, parte pertencente ao fazendeiro Joaquim Dias Guimarães e que foi ampliado ao longo dos anos por doações de muitos colaboradores, a exemplo do professor e escritor Elísio Cardoso Guimarães e do artista plástico, escultor, escritor e poeta Vagner Moraes (ambos falecidos), sócios fundadores da entidade.

A fundação é dirigida por uma diretoria composta por 10 membros e pelos seus sócios instituidores, tendo a frente da sua presidência, a dinâmica, atuante e histórica professora da cidade, Nice Amaral Guimarães Baleeiro.

O grande sonho dos seus sócios é a construção de uma sede definitiva para a fundação. Os primeiros passos foram dados com o tombamento da casa do túmulo de Joaquim Dias Guimarães, através de Projeto de Lei do Vereador Paulo Costa.

Mais o sonho continua e, recentemente, negociamos com o Prefeito Nilo Augusto Moraes Coelho a construção da sede definitiva da fundação na casa do túmulo de Joaquim Dias Guimarães, que fica localizada na Rua Sete de Setembro, 151. O compromisso do Prefeito de Guanambi é trabalhar para que as medidas legais e estruturais para a efetivação deste sonho sejam encaminhadas urgentemente. Também contamos com o empenho do Presidente da Câmara Municipal, José Élder Guimarães, bem como do Secretário de Infra-Estrutura, Dr. Geovane.

Vale destacar que a finalidade principal da entidade é de fincar as raízes da história de Guanambi e a FUNDAÇÃO JOAQUIM DIAS GUIMARÃES conta com a sensibilidade e a contribuição da sociedade para garantir a sobrevivência e a perpetuação da memória da nossa terra.

Comentários

Aos amigos do blog do LATINHA, o blog DESABAFO continua a luta contra a Mídia Conservadora. Hoje abordamos: 1)"Veja - chantagista - a GESTAPO do jornalismo brasileiro; 2)LIBERDADE DE IMPRENSA NO BRASIL: para roubar,chantagiar,caluniar e perseguir. 3)O "Apagão" no Judiciário. 4)O Brasil que deu certo. 5)Mídia chantagista náo divulga. 6)Mais um "chilique" do Coronel do Asfalto(Tasso). 7)Governo Tucano formou a maior organização criminosa do Brasil. E tem muito mais, basta acessar e opinar no blog DESABAFO. Um abraço, Daniel - editor.
http://desabafopais.blogspot.com/

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão