AGNELO PODE ASSUMIR MANDATO DE SENADOR PELO DISTRITO FEDERAL

2 DE JULHO DE 2007 - 17h54

As denúncias contra o senador Joaquim Roriz do PMDB do Distrito Federal, podem antecipar as eleições para o Senado em Brasília. Com a publicação de novas denúncias na revista Veja deste final de semana, cresce a possibilidade que o ex-governador Roriz renuncie ao cargo de senador, junto com os seus suplentes.

Segundo a revista, o Senador Roriz teria ''comprado dois'' magistrados do Tribunal Regional Eleitoral do DF com dinheiro da negociação em que Roriz e o ex-presidente do BRB receberam um cheque de R$ 2,23 milhões do empresário Nenê Constantino, presidente do Conselho de Administração da Gol.

Segundo fontes no Senado, renunciariam em bloco Roriz, o primeiro suplente, Gim Argello, e o segundo, Marcos de Almeida Castro - de quem teria partido a proposta. A saída tornaria obrigatória nova eleição para senador no Distrito Federal.

Inicialmente, a idéia da renúncia era considerada prematura, mas hoje Roriz e aliados avaliam que aumentaram as chances de um processo de cassação no Conselho de Ética do Senado.

Para o presidente do PCdoB-DF, Apolinário Rebelo, ''a situação é muito grave, e mais uma vez um senador eleito por Brasília, expõe nossa cidade''.
''Já vivenciamos a cassação do ex-senador Luis Estevão, o escândalo da violação do painel do Senado, com o então senador Arruda, e agora não se tratam de indícios, mas da partilha de recursos na própria voz do Senador Roriz'' lembrou Rebelo.

Ainda segundo o dirigente comunista, ''os movimentos sociais e o PCdoB tem se posicionado pela imediata abertura de um processo no Conselho de Ética no Senado e pela instalação de uma CPI na Câmara Legislativa para apurar o desvio de 50 milhões de reais do BRB (Banco de Brasília) e também lutando contra a privatização do Banco, que é a principal agência de fomento no DF''.

O suplente

O nome de Gim Argello aparece nas investigações da Operação Aquarela e na reportagem da Revista Veja.

Segundo matéria publicada no site da Folha, Roriz acha que foi ele a fonte de informações publicadas na revista ''Veja'' desta semana, sobre suposta compra de votos no TRE (Tribunal Regional Eleitoral), no julgamento que evitou a cassação da candidatura do peemedebista em outubro do ano passado.

Posse imediata de Agnelo Queiroz

Além da possibilidade de renúncia, existe a chance do ex-ministro Agnelo Queiroz assumir imediatamente o mandato de Senador pelo Distrito Federal. O PCdoB ajuizou uma ação no TRE-DF contra o então candidato Joquim Roriz, por uso eleitoral da máquina pública.

Pouco antes do período eleitoral, a CAESB, Companhia de Água e Esgoto de Brasília, alterou o telefone de atendimento aos clientes para 151, o mesmo número usado por Roriz na campanha.

O TRE-DF julgou improcedente a ação movida pelo PCdoB, devido a uma mudança no voto de um desembargador. Segundo a revista Veja, a mudança deste voto teria sido custeada pelos recursos desviados por Roriz e o ex-presidente do BRB.

A ação ainda vai ser julgada pelo TSE, que pode declarar a inegibilidade de Roriz e a posse imediata do segundo colocado, ex-ministro Agnelo Queiroz.

De Brasília
Gustavo Alves
Com Agências

Fonte: Portal Vermelho do PCdoB

Comentários

Anônimo disse…
Agnelo Queiroz teve uma grande gestão frente ao Ministério dos Esportes, foi com ele que o Desporto nacional ganhou muitos incentivos, projetos de Lei e também a nova filosofia de empresas da União como Caixa Econômica Federal, Correios, Petrobrás etc, patrocinar eventos culturais e atletas carentes sem incentivo para a prática de esporte, foi uma grande mudança de filosofia de encarar o desporto no Brasil. Hoje o Brasil colhe os frutos desta mudança que ocorreu na gestão do Ministério de Agnelo, estamos vendo a Panamericanmo e muitos projetos tais como Terceiro Tempo implantado em todo país. Nada mais justo acredito eu, um político de idéias inovadoras, revolucionárias e jovem como senador. Acredito que o PC do B, tome as devidas providências legais para que também os suplentes de Roriz não assuma o senado, pois irá manchar o Senado, onde já estaria sob suspeita, e ainda já que tudo indica teria ocorrido um grave envolvimento de magistrados, por desvio de conduta. Seria uma grande injustiça o ex-Ministro Agnelo Queiroz não assumir como senador por Brasília.

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão