PROJETO DO DEPUTADO DANIEL ALMEIDA

08/06/2007 11:36:32

Mercado de Trabalho
Deputado quer qualificar relações de estágio

Daniel é autor de uma importante emenda ao projeto de lei que dispõe sobre a regulamentação de estágio para os estudantes de instituições de ensino superior, técnico e médio.

Por: Karlo Dias

O estágio é, muitas vezes, a primeira forma de inserção de um jovem no mercado de trabalho.

Através de uma emenda ao Projeto de Lei 993/2007, de autoria do poder excutivo, que tramita na Câmara Federal, o deputado Daniel Almeida (PCdoB) estabelece que a carga horária máxima para o estágio é de 4 horas diárias, ou no máximo, 24 horas semanais.

O PL do executivo sugere a revogação da Lei no 6.494, de 1977 e altera a regulamentação do estágio, ou conforme a redação do art. 428, § 1o da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, disciplina jurídica do aprendiz.

A proposta define claramente a concepção do estágio como ato educativo supervisionado, destacando o papel da escola, no intuito de evitar que o contingente de jovens estagiários passe a engrossar as estatísticas de trabalhadores precarizados do país. Segundo dados do Centro de Integração Empresa Escola – CIEE, só nesta instituição, em 2006 foram assinados 327.527 jovens. Um aumento de 12,5% referente ao ano 2005.

"Esse projeto prima por devolver o estágio para a esfera educacional, portanto, é preciso limitá-lo quanto à jornada máxima diária ou semanal em quantidade suficiente para respeitar a prioridade do ensino", defende o parlamentar. "Não se pode ignorar que o estágio é, muitas vezes, a primeira forma de inserção de um jovem estudante na vida profissional, porém devemos ter cuidado para que o estágio não se torne uma mão-de-obra barata e explorada", conclui.

Para tanto, o PL 993/2007 vincula a pedagogia proposta pela instituição em relação ao estágio, e a faz assumir um termo de compromisso entre as três partes envolvidas – a escola, o estudante e a empresa, de modo a estabelecer uma caracterização do estágio, por oposição à relação de emprego.

Outra importante ponto da proposta do executivo é a sistematização dos processos de fiscalização, em razão da simplificação das regras de estágio e suas obrigações, sujeitando aqueles que mantêm estagiários em desconformidade com a Lei a penalidades definidas, o que evitará o desvirtuamento do estágio como ato educativo supervisionado.

"Com este projeto, os ministérios da Educação e do Trabalho terão mais facilidade em fiscalizar a aplicação do estágio e valorizá-lo enquanto prática educativa, ao mesmo tempo em que estabelece mecanismos para coibir a sua utilização como forma de absorção precoce de mão-de-obra, o que lamentavelmente corresponde à realidade em curso no país hoje", assegura os ministros Fernando Haddad, Educação, e Carlos Lupi, Trabalho, em justificativa encaminhada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao presidente da Câmara.

Comentários

Anônimo disse…
Esta realidade dita pelo nobre deputado Daniel, não esta muito longe de nós não, aqui mesmo em nossa cidade conheço varios jovens que estão inceridos nesta realidade de estagio que citou o deputado.Trabalham em uma função meramente mecânica, sem oportunidade me adquirir maiores conhecimentos, atendendo telefonemas, mandados na rua e ainda mais, se sujeitando a cargas horárias incompatíveis com o estudo do estagiário. A empresa ou instituto, se não me engano um de Vit. da Conquista, nem am menos se quer capacita os jovens. Dias desses fui em uma clínica em que uma das estagiárias trabalha e a vestimenta e a linguagem de tratamento com os clientes eram totalmente fora do contexto profissional, sem falar que na maioria dos empregos ganham somente 140,00 reais mensais por cada meio turno trabalhado e mais sábados até meio dia.....Um absurdo total !!!...aqui mesmo em nossa cidade. Faz bem o Deputado Daniel propor estas modificações, pois estas regras contra põe totalmente a questão pedagógica do ensino profissional. Como ele disse, falta fiscalização, melhor regulamentação e acima de tudo punição para estes institutos que fecham os olhos quando a empresa nada faz quando o estagiário é atingido no seu direito. Excelente iniciativa do deputado Daniel Almeida. Que o congresso se engaje nesta empreitada, de muita valia para os jovens estudantes do nosso Brasil.

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão