A CODEVASF NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL

Arranjos Produtivos Locais (APLs)

O apoio à estruturação de Arranjos Produtivos Locais é fundamental para o desenvolvimento econômico e social do país. A CODEVASF tem identificado linhas de ação que visam à exploração das potencialidades e vocações regionais, organização dos processos produtivos e de comercialização, valorização do capital humano da governança local, visando melhorar as condições de vida da população, geração de emprego e renda, exploração racional e sustentável dos recursos naturais.

No apoio efetivo aos APLs, o órgão conta com recursos próprios e, também, com a parceria dos Ministérios da Integração Nacional, Ciência e Tecnologia, do Desenvolvimento Agrário e Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca.

Atividades Produtivas e Ações

APICULTURA: Implantação de Centro Tecnológico de Apicultura, Casas de Mel e apiários; fornecimento de caixas, indumentárias e equipamentos apícolas; mobilização e capacitação de produtores-multiplicadores; assistência e assessoria técnica.

OVINOCAPRINOCULTURA:Implantação de Centro de Produção e Melhoramento de Animais, abatedouros, centro de artesanato de couro, central de comercialização, formação de pastagens e outros; fornecimento de reprodutores e matrizes, veículos e máquinas forrageiras.

AQÜICULTURA: Implantação de Unidades de Beneficiamento de Pescado; infra-estrutura de estações de piscicultura; projetos com tanques-rede e estudo de marketing; promoção de eventos para atração de novos investimentos.

OUTRAS ATIVIDADES PRODUTIVAS: Bovinocultura, Avicultura, Biocombustível, Fruticultura, Cachaça e Turismo.

PROJETO AMANHÃ: A CODEVASF prepara e tansforma os jovens filhos de produtores rurais em cidadãos e multiplicadores por meio de capacitação e treinamentos feitos pelo programa social da empresa, o Projeto Amanhã, que atua em consonância com os APLs.

A nível do semi-árido já foi organizado o TERRITÓRIO SERTÃO PRODUTIVO que conta com a participação da CODEVASF e das organizações populares,CPT, ONGs, STRs, FETAG.Em Guanambi, a parceria entre a CODEVASF e o Banco do Brasil tem dado apoio importante a Associação dos Pescadores da Barragem de Ceraíma (PISCICULTURA) e a Associação dos Apicultores de Guanambi (Casa do Mel). Hoje (11/05), acontece em Caetité um seminário sobre o Biodiesel, promovido pelo Território Sertão Produtivo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão