Caravana da Educação começa na Bahia o percurso pelo Brasil

9 DE MAIO DE 2007 - 14h44

A Caravana da Educação começou nesta quarta-feira (9), em Salvador (BA), o percurso pelo Brasil para lançar o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). O ministro da Educação, Fernando Haddad, em solenidade junto com o governador Jaques Wagner, disse a Bahia foi escolhida para receber a primeira Caravana da Educação por apresentar indicadores críticos de analfabetismo e de educação básica. Haddad ressaltou que o governo federal apoiará a meta do estado de alfabetizar um milhão de pessoas até 2010.

"É a primeira vez que um governo adota metas de qualidade e não de quantidade e que há uma postura ativa de ir até os estados", afirmou o ministro, na cerimônia de lançamento do PDE na Bahia.

Para o governador Jaques Wagner, o lançamento, na Bahia, das ações do PDE e do programa estadual de erradicação do analfabetismo são um alerta. Ele confirmou que a Bahia tem o pior índice educacional do Brasil e a mais alta taxa de analfabetismo - dois milhões de baianos não sabem ler nem escrever. "Reverteremos esse quadro com o apoio do governo federal, dos professores e da comunidade", destacou.

O PDE compreende uma série de metas que une esforços do governo federal, dos estados e dos municípios. O desafio das três esferas de governo é trabalhar em regime de colaboração, junto com os pais dos alunos e a comunidade, para melhorar a qualidade da educação brasileira.

A qualidade será medida pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), calculado e divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A meta é alcançar nota seis - numa escala de zero a dez - nos próximos 15 anos. A nota média da educação básica hoje gira em torno de quatro pontos. O Ideb cruza dados de desempenho dos alunos na Prova Brasil, com índices de aprovação, repetência e evasão escolar.

O momento de partida é a adesão do estado e do município ao Compromisso Todos pela Educação. Quem aderir será obrigado a cumprir uma série de diretrizes, mas, também, receberá apoio técnico e financeiro do Ministério da Educação.

Diretrizes

As diretrizes do PDE são 28, entre as quais destacam-se o foco na aprendizagem; alfabetização das crianças, no máximo até os 8 anos e acompanhamento individual do aluno considerando a freqüência e o desempenho escolar.

Outras diretrizes que merecem destaque são as de combate à repetência com aulas de reforço; combate à evasão; garantia de acesso e permanência de estudantes com deficiência nas classes comuns.

O PDE também enfatiza o plano de carreira para o professor; fixação de regras para nomear e exonerar o diretor da escola; promoção da gestão participativa e fomento dos conselhos escolares.

Fonte: MEC

Portal Vermelho - PCdoB

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão