APROVADA A MINUTA DO ANTEPROJETO DO PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO


Com o tema: “ Guanambi, a cidade que queremos ter” foi realizada nesta sexta-feira (25) a Primeira Conferência Municipal que discutiu e aprovou a Minuta do Anteprojeto de Lei Complementar do Plano Diretor Participativo do Município de Guanambi. O evento foi coordenado pelo Secretário de Infra-Estrutura Geovane Mercês Alves e contou com a participação de delegados indicados pelos Poderes Executivo e Legislativo e pela sociedade civil organizada nos diversos encontros com a comunidade.

A apresentação do Anteprojeto ficou a cargo dos conferencistas, Dr. Euclides Junior(Assessor Jurídico do Município) e Dr. José Lúcio Nogueira. Após a leitura da minuta abriu-se espaço para a discussão e propostas de emendas ao PDP culminando com a aprovação do texto final e realização da eleição dos membros do Conselho da Cidade. O Anteprojeto segue agora para a Câmara Municipal onde será discutido e votado pelos vereadores.

Finalmente, depois de muitos anos, a cidade passará a ter um Plano Diretor que tem por objetivo planejar o desenvolvimento ordenado da cidade para os próximos dez anos, e o mais importante, elaborado com a participação dos diversos segmentos da sociedade. Foram quatro meses de discussões, elaboração de propostas, reuniões, encontros, audiências e por fim, a conferência realizada no dia de hoje com grande sucesso.

Nota da redação:

O apoio do Poder Público foi fundamental para o sucesso dos trabalhos do Plano Diretor Participativo do município de Guanambi, porém, mais importante ainda foi a dedicação de todos os integrantes do Grupo Gestor, que não mediram esforços para garantir a participação popular, o que o torna mais do que legítimo. Por isso deve ser seguido pelos administradores e fiscalizado pela sociedade.

Por: Farol da Cidade - 25/05/07

Comentários

Anônimo disse…
O plano diretor é o que de mais democrático pode existir em uma administração, desde que o mesmo também possa ser executado de verdade, tudo pode parecer muito bonito no início do projeto, com participação popular lotando a câmara e grande apelo social, mas que tudo não seja apenas no inicio do projeto, que não seja apenas para cumprir os chamados ritos burocráticos, até pq sabemos que as cidades que não apresentarem até uma certa data o Plano Diretor não poderá receber mais recursos da união, entre estes o FPM (Fundo de Participação dos Municípios). Esta sistemática já é utilizada pela CEF em convênios com os mesmos, não podendo ser realizado nenhum projeto caso não esteja estabelecido no plano diretor .Infelizmente muitos municípios contratam empresas especializadas em fazer o Plano diretor, até muitos fazem sem nenhum critério, tanto que até copiam de outras cidades, apenas para cumprir o rito burocrático para não poder perder os recursos e convênios. Ainda bem que a realidade de Guanambi é totalmente diferente, foi muito bem discutido, democrático e acima de tudo transparente, eu mesmo fiz propostas e participei de algumas discursões. Agora vejo eu que é uma outra etapa, tão importante como as discursões será também o acompanhamento, sem isso, tudo de belo que passou, será apenas boa intenção, até pq sabemos que o prefeito Nilo Coelho é um pouco vaidoso e sempre gosta de seguir as suas convicções.Assim como foi o projeto de responsabilidade fiscal, eu acho que este também deveria ter mecanismos legais que dê ao Ministério Publico e câmara de vereadores poderes para que o mesmo não seja desviado de foco, e não sirva apenas de volume, paras as gavetas da prefeitura. Os vereadores e comunidade estão de parabéns !, Guanambi deu exemplo de civismo e democracia.

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão