PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO DE GUANAMBI

Guanambi está se preparando para um novo ciclo de crescimento. Para que este desenvolvimento seja sustentável e de inclusão social é fundamental planejar a cidade de forma participativa. Por isso, a Prefeitura Municipal, por intermédio da Secretaria de Infra-Estrutura, está estimulando a mobilização dos movimentos comunitários, da Câmara de Vereadores, das entidades civis e de toda a sociedade para a elaboração do planejamento estratégico da cidade por um período de 10 anos, conforme prevê a Constituição Federal, o Estatuto das Cidades, a Constituição Estadual e a Lei Orgânica do Município.

O QUE È O PLANO DIRETOR?

“O Plano Diretor é um instrumento para garantir a todos os cidadãos um lugar adequado para morar, trabalhar e viver com dignidade, proporcionando acesso à habitação, saneamento ambiental, ao transporte e mobilidade, ao trânsito seguro e aos serviços e equipamentos públicos”.

O Plano Diretor será aprovado por Lei Municipal e tem como objetivo construir soluções a curto, médio e longo prazo para os problemas que afligem os moradores da cidade, que cresce de forma desordenada, excludente e desequilibrada, penalizando principalmente a população mais carente. É a construção da política municipal de desenvolvimento urbano e rural. Um plano de ação já está sendo incrementado pelo Núcleo Gestor e pelas Comissões Técnica; Divulgação, Mobilização e Comunicação; e Coordenação. Os grupos de trabalhos reúnem-se semanal, quinzenal e mensal tendo o objetivo de implementar ações com vista a garantir a participação popular no Plano Diretor Participativo (PDP) de Guanambi. Diversas reuniões, plenárias e oficinas foram realizadas e, posteriormente, serão realizadas diversas reuniões até maio/2007, tais como: reuniões setoriais de bairros e da zona rural; reuniões em Mutans, Ceraíma, Morrinhos e Baixio, bem como debates de diversos temas (meio ambiente, cultura e agenda 21; educação; saúde; esporte e lazer; desenvolvimento sustentável; feira livre; agricultura, comércio, indústria e turismo; segurança pública, etc.).

A Prefeitura disponibilizou uma sala especial para a elaboração do PDP que fica próxima da Embasa no prédio do gabinete do Prefeito. Colabore com o desenvolvimento da nossa cidade e dê a sua contribuição para a construção da cidade de nosso sonho. Vamos construir a Guanambi do futuro e de todos. Participe!

Acessem os sites da cidade e vejam as matérias sobre o lançamento do Plano Diretor de Guanambi.


CAMPUS DA UNIVASF EM GUANAMBI E BOM JESUS DA LAPA

Depois da grande manifestação regional realizada em Guanambi em defesa da implantação de uma universidade federal na região uma comissão da FAPEX, o Diretor da Codevasf Jonas Paulo e Vice Reitor da UNIVASF (Universidade do Vale São Francisco) estarão chagando a cidade no dia 25/10/2006 (Quarta-feira), onde reunirão com as entidades civis em audiência pública com o objetivo de discutir os aspectos técnicos para implantação dos campus da universidade em Guanambi e em Bom Jesus da Lapa. A plenária será realizada no auditório da Clube de Campo Guanambi, às 09 horas. A participação de todos os setores organizados e das autoridades do município e da região é fundamental para garantir mais esta conquista para a região da Serra Geral e do São Francisco. Esse é mais um importante passo para a conquista da Universidade Federal da Serra Geral, conforme projeto do Deputado Nelson Pelegrino (PT). Vale ressaltar o papel de Antônio Wilson Lelis Costa, Gerente da Codevasf – 2º SR de Guanambi, na luta e nas articulações para a concretização desse sonho e, principalmente, a iniciativa louvável do nosso amigo Zé Luiz na defesa da Universidade Federal da Serra Geral, bem como de todas as entidades civis e personalidades políticas da região que estão diretamente envolvidos no processo de luta em defesa dessa causa.

Acesse os sites da cidade e vejam as matérias sobre a manifestação em defesa da UNIVASF na região de Guanambi.

NÃO TROQUE O CERTO PELO DUVIDOSO
GUANAMBI E O SERTÃO QUEREM LULA DE NOVO

O povo de Guanambi e do sertão não vão cair no conto golpista da direita, do TSE tucano e da mídia falida do Brasil. A população da nossa região tem motivo de sobra para votar em LULA DE NOVO, senão vejamos as obras e os benefícios que recebemos do governo popular do nosso presidente:

1. Construção da Barragem do Poço do Magro e da estação de tratamento de água da cidade;
2. Negociação das dívidas dos pequenos e médios agricultores;
3. Ampliação dos recursos do PRONAF, da agricultura familiar e do crédito para as pequenas e médias empresas,bem como para os aposentados;
4. Valorização do salário mínimo;
5. Liberação de verbas para Ceraíma , bairro Alto Caiçara e para a estação de tratamento de esgotamento sanitário de Guanambi;
6. Programa Luz Para Todos, Fome Zero,PROUNI e Bolsa Família beneficiando toda a nossa região;
7. Ampliação dos recursos federais para a educação, saúde e dos diversos programas sociais nos municípios da região;
8. Continuidade da construção da ponte sobre o rio Carinhanha e construção do cais de Carinhanha;
9. Apoio às áreas de reforma agrária da região e do perímetro irrigado do Estreito;
10. Apoio ao esporte com liberação de diversas quadras esportivas na região;
11. Combate à seca com construção de cisternas, poços artesianos e barragens, bem como diversas outras intervenções do governo federal na região.

Por tudo isso e pela garantia de que não vamos retornar a época do desgoverno de FHC Lacerda que entregou as empresas estatais e colocou o país nas mãos do FMI é que a região e a Bahia derrotou o candidato de ACM e da Opus Dei no primeiro turno. Não vamos trocar o certo pelo duvidoso. O sertão vai ajudar a ampliar os votos e eleger LULA DE NOVO. A vitória de Lula é o melhor para a região e a garantia de que o sertão estará aliado com o Governo Federal e Estadual na busca do desenvolvimento sustentável e de que os programas sociais para as populações pobres sejam cada vez mais ampliados e não reduzidos como propõe o candidato de FHC Lacerda ao sugerir os cortes nas áreas sociais para atender as ordens do FMI. Povo do sertão fique atento porque os golpistas farão de tudo para tirar o Brasil do caminho de desenvolvimento e da construção de um país mais justo e mais fraterno. À direita, a revista Veja e a mídia, a CIA, o TSE Tucano e os golpistas do PSDB/PFL querem retornar ao poder no Brasil para manter os privilégios dos ricos e submeter o país ao controle do Governo Americano. É LULA DE NOVO PARA A FELICIDADE DE NOSSO POVO.

CONVITE DO PCdoB DE GUANAMBI

O PCdoB de Guanambi realizará uma plenária da reta final da campanha de Lula
no dia 25/10/06 (QUARTA-FEIRA), às 20 horas na sede do partido no fundo do Colégio Luiz Viana. Paulo Costa (Presidente do PCdoB) convida os amigos e militantes para participar deste importante evento. Participe e dê a sua contribuição para a campanha de LULA.

Comentários

Humberto Reis disse…
Excelente o blog, latinha!

Olha, penso que uma idéia interessante para o Plano Diretor seja a de promover maior integração escolar do aluno deficiente. Hoje em dia, muitos municípios contam com políticas públicas eficazes de inserção social (escola e trabalho) para o deficiente, e Guanambi ainda está à margem deste progresso.

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão