AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA IMPLANTAÇÃO DA UNIVASF EM GUANAMBI

No dia 25/10/06 (Quarta-Feira), às 9 horas, no Clube de Campo de Guanambi ocorreu a audiência pública de estudo e análise técnica para implantação dos campi da UNIVASF em Guanambi, Bom Jesus da Lapa e Santa Maria da Vitória. A atividade contou com a participação importante da juventude estudantil das diversas escolas e colégios da rede municipal e estadual e de uma caravana de estudantes de Candiba e de representantes das cidades de Malhada e Caetité. Diversas entidades sociais e institucionais participaram também do ato, com destaque para o Diretor de Revitalização do Rio São Francisco, Dr. Jonas Paulo Oliveira Neri; o Vice-Reitor da UNIVASF (Universidade do Vale São Francisco), Dr. Paulo Cezar Lima; da representante da FAPEX (UFBA), Professora Enir; do Vice-Prefeiro e Secretário de Educação de Guanambi, Charles Fernandes; da Juíza do Trabalho, Dra. Márcia Novaes Guedes; da Prefeita de Carinhanha, Chica do PT; da Ex-Prefeita de Guanambi, Sizaltina Donato; da Diretora da Direc, Lajucy Donato; dos vereadores de Guanambi, Paulo Costa (PCdoB), Dr. Ruy (PT) e Dr. Robério; do ex-presidente da Câmara Municipal de Caetité, Francisco Nelson; da representante da Escola Agrotécnica, Professora Sayonara Cotrim; do Superintendente da 2ª SR CODEVASF, Luis Geraldo Santos; do Chefe do Escritório Técnico de Guanambi da CODEVASF, Antonio Wilson Lelis Costa; dos representantes dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais de Guanambi e Malhada; do Coordenador do Pólo Sindical da FETAG, Cosme Nascimento; do Vice-Presidente da FETAG-Ba, Cláudio Bastos; do representante da Paróquia de Santo Antônio, Padre João; entre outras personalidades da região. A marca principal do ato foi o grau de representatividade, participação e mobilização da sociedade civil de Guanambi e Região.

Depois dos vários pronunciamentos de afirmação do compromisso de implantação do campus da UNIVASF em Guanambi a Professora Enir (FAPEX) fez uma explanação sobre o Grupo de Trabalho que coordena os estudos técnicos, destacando as atividades e ações a serem desenvolvidas, tais como: levantamento de informações em sítios e órgãos; contatos com parceiros; audiência pública; viagem a campo; reuniões de trabalho; e elaboração do documento final. No contexto do estudo sobre a realidade das microregiões de Guanambi, Bom Jesus da Lapa e Santa Maria da Vitória serão realizados levantamentos sobre o histórico; diagnóstico econômico; demanda potencial e oferta de educação superior; infra-estrutura física disponível e necessária; marcos legais norteadores de implantações dos campi; alternativas de modelos de gestão; alternativas de arquiteturas acadêmicas, com ênfase no processo de acesso à universidade.

No final da audiência pública, o Diretor de revitalização do Rio São Francisco, Dr. Jonas Paulo reafirmou o compromisso de implantação imediata do Campus da UNIVASF em Guanambi, destacando as ações do Governo Federal no sentido de garantir a implantação de universidades nas cidades pólos e os encaminhamentos práticos sobre os recursos orçamentários da União com vista a concretizam do sonho da comunidade regional de Guanambi, que é a UNIVERSIDADE FEDERAL na região. A representante da Escola Agrotécnica, Professora Sayonara Cotrim, colocou o campus da escola à disposição para abrigar o futuro campus da UNIVASF. O sinal verde foi dado para a concretização do campus da UNIVASF em Guanambi. Já se cogita a realização do vestibular em 2007.

Finalizando, vale ressaltar o empenho das entidades organizadoras do ato para o sucesso desse movimento – Fundação Joaquim Dias Guimarães, PRISMA, Secretaria de Educação de Guanambi, UNEB, Paróquia de Santo Antônio, Conselho Municipal de Educação, Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Guanambi e Região (SISPUMUR), entre outras. As nossas homenagens às professoras Nice Amaral, Helena Amaral, Dete e Dizinha, que em todos os momentos da luta foram solidárias e firmes com os propósitos e sonhos da comunidade regional.

“Sonhos só se concretizam quando transformamos idéias e reflexões em ações concretas. Este ato vitorioso representa a semente da futura UNIVERSIDADE FEDERAL DA SERRA GERAL em Guanambi. Quem viver verá”.


José Carlos Lelis Costa
Latinha


LIDERANÇA POLÌTICA DE GUANAMBI EM ALTA

É quase certo à presença de uma importante liderança política da cidade no futuro secretariado de Wagner.

Comentários

Anônimo disse…
Alerta urgente!!!
Os defensores do projeto da UNIVASF que tem sede em Petrolina - PE, desejosos, apenas de extensão do campus com pouquíssimos cursos para Guanambi da UNIVASF de Juazero – BA deveriam num ato de patriotismo nativismo, virem a apoiarem o projeto de lei 5717/05 que cria a Universidade Federal da Serra Geral da Bahia– UFSB, com sede administrativa em Guanambi, seus autores desejam a localização de uma nova construção na BR 030 entre as divisas dos municípios de Palmas de Monte Alto /Caetité representando, como cartão postal do nosso município ( Guanambi) e a administração atual municipal, do novo governo estadual (Wagner) e do governo federal ( Lula).
Venham conosco unirem por uma só causa UFSB com 21 cursos apoiando desejos dos Guanambienses que o presidente Lula já esta ciente conforme abaixo assinto em mãos.

Abraços: José Luiz – Zezé

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão